Pais Representantes – Humboldt

Pais Representantes

Representante de pais:

Sobre o papel do Representante Cada classe deverá eleger dois sócios na primeira reunião de pais e professores: um representante e seu suplente.

Cada sócio (família) só poderá representar os interesses e as necessidades dos pais de uma única classe.

A representação é de um ano.

Professores e funcionários da escola não podem ser escolhidos como pais-representantes.

No caso de desligamento do representante de pais, o seu suplente assume as atribuições e novo suplente será eleito.

No caso do suplente se afastar, um novo deverá ser votado.

É permitida a reeleição.

O novo representante e seu suplente devem apresentar-se, por escrito, aos pais da classe, com cópia para a coordenação.

O novo representante e seu suplente devem deixar seus nomes, telefones e e-mails na secretaria para que estes dados sejam encaminhados à Direção e Coordenação do Colégio, Comissão de Apoio Pedagógico do Conselho Consultivo e Comissão de Festas.

O Representante de Classe reporta-se diretamente ao respectivo Coordenador de Nível.

 

Atribuições e deveres do representante de pais:

Agir como um elo entre pais e a escola. É sua função representar os interesses e as necessidades dos pais de alunos de uma determinada classe, encaminhando suas sugestões e reivindicações, seguindo uma ordem pré-estabelecida (veja o tópico “Encaminhamentos”).

Os assuntos tratados devem ser mantidos em sigilo para garantir a integridade do(s) aluno(s) e de sua(s) família(s).

O representante deve comprometer-se a colaborar com os professores da classe, com o professor-tutor, com a Coordenação, a Direção, o Conselho Consultivo e a Diretoria da Sociedade Escolar, sempre visando ao bem-estar coletivo.

Os problemas devem ser analisados e avaliados com objetividade, confirmando a sua veracidade, antes de serem encaminhados, para que possam ser solucionados com o mínimo de transtornos.

Questões de cunho particular, ou específicas de um aluno, devem ser resolvidas diretamente pelos pais com o professor-tutor e/ou com o coordenador.

Promover a integração das famílias. Além de facilitar o contato entre os alunos, a integração das famílias pode proporcionar momentos agradáveis de convívio e lazer para pais, familiares e irmãos. Um bom contato entre todos, alunos, pais, professores, direção e funcionários, faz com que estes se sintam parte integrante da Comunidade Humboldt. Podem ser organizados encontros e/ou excursões e/ou passeios com as famílias, desde que desvinculadas das atividades pedagógicas e da programação regular do Colégio. Toda e qualquer iniciativa deve ser informada, anteriormente, ao respectivo coordenador de nível.

Integrar novos alunos. O Colégio Humboldt, por sua própria característica de escola bicultural, recebe um grande contingente de alunos de famílias que passam um tempo limitado no nosso país, retornando em seguida aos seus países de origem. Além destes, há ainda os alunos que vêm de outras escolas ou que iniciam a sua vida escolar no Humboldt. Todo aluno novo passa por uma fase de adaptação. Ajudar estes alunos e seus familiares a se sentir bem-vindos, a encontrar novos colegas e amigos é muito importante para eles. É função do representante de pais apresentar-se às novas famílias, oferecendo auxílio na intermediação entre elas e a escola. É importante ajudar o novo aluno a integrar-se ao grupo já constituído.

Colaborar na organização das três grandes festas do Colégio – Festa Junina, Dia da Escola e Celebração Natalina. Conseguir pais voluntários para auxiliar nas barracas designadas pela Comissão de Festas nas três festas, bem como organizar as doações de bolos.

Auxiliar na organização de eventos promovidos pelo Colégio: reuniões, eventos culturais e esportivos, encontros diversos.

Incentivar os pais a comparecer e participar destes eventos quando solicitados.

Registro de reunião. Toda reunião deverá ser registrada pelo pai representante ou por outro participante designado por ele. Este registro deverá ser encaminhado à coordenação de nível.

Encaminhamentos Normalmente os encaminhamentos devem seguir a seguinte ordem:

– Professor do componente curricular
– Professor-tutor
– Coordenador de nível
– Direção do Colégio
– Comissão de Apoio Pedagógico
– Diretoria da Sociedade

Av. Eng. Alberto Kuhlmann, 525
Interlagos - 04784-010 - São Paulo, SP
Como chegar
Sociedade Escolar
Mantedora do Colégio Humboldt e Humboldt Formação Profissional Dual
Barão do Rio Branco
Trãngerverein der Humboldtschule und der Humboldt Duale Berufsbildung