Gerais – Humboldt

Gerais

PROJETOS ESPORTIVOS:

Torneio KMK

Na última semana de aula, os alunos participam de um torneio comemorativo de integração entre professores, funcionários e alunos. Joga-se futebol masculino e handball feminino.

Festival das cores

Há 22 anos, a equipe de Educação Física do Colégio Humboldt realiza, com sucesso, o FESTIVAL DAS CORES. Tradicionalmente na primeira semana de outubro, todos os alunos da Educação Infantil ao 9º Ano do Ensino Fundamental são agrupados por cores, compondo, assim, quatro grandes equipes: amarela, vermelha, azul e verde. Desse modo, cada equipe tem integrantes de todas as idades.

Durante os dias do Festival, os alunos vestem as camisetas na cor de sua equipe, colorindo e alegrando os pátios e as quadras do Colégio.

Para viabilizar a organização e o bom andamento das atividades esportivas previstas, os professores de Educação Física contam com a ajuda dos alunos do 12º Ano do Ensino Médio. São eles que, sob a devida orientação, cuidam da arbitragem, do preenchimento das súmulas, das medições dos saltos em distância e da contagem de pontos. Esses alunos não nos decepcionam, pois, todos os anos, eles têm demonstrado grande dedicação e responsabilidade no cumprimento de suas tarefas.

São desenvolvidas atividades esportivas variadas, que vão desde corridas de velocidade, revezamento e resistência, saltos em distância, corridas de estafeta até jogos coletivos como vôlei, basquete, handebol, “futbase” e futsal. Além disso, durante a semana do Festival, os alunos são incentivados a participar de uma arrecadação de alimentos e roupas, que são entregues a diferentes organizações sociais.

É muito gratificante e motivo de orgulho observar as diferentes reações que um evento esportivo como o FESTIVAL DAS CORES desencadeia nos nossos alunos. Eles vibram, sofrem, torcem, cooperam, reconhecem seus limites e surpreendem-se com suas reações e superações.

Ginástica Olímpica no Colégio Humboldt

Os Ginástica Olímpica é um esporte caracterizado pela prática sistemática de um conjunto de exercícios físicos, permitindo movimento em várias situações de potenciais locais, como seu auxiliar e oficiais (barras assimétricas, salto bar trave e solo).

Desde a mudança, a criança cria sua imagem corporal, esquema corporal e sua relação com o exterior, constituindo, portanto, sua individualidade e história. Controle e consciência corporal, concentração, agilidade, flexibilidade, ritmo, força, coordenação, velocidade, equilíbrio, relaxamento, postura e “graça” são algumas das muitas qualidades desenvolvidas no formulário, se tornando um dos esportes mais abrangente banco de dados .

No Colégio Humboldt, a ginástica é desenvolvido como atividade física treinamento e educação, promovendo o enriquecimento do motor repertório, o acesso ao movimento de cultura, aprender a ser relacionado com a experiência do modo de uma forma divertida, agradável e saudável. Participação em festivais e concursos, bem como de demonstração e apresentações temáticas fazem parte do cronograma do curso. O trabalho é feito com cuidado e atenção individual, dentro dos limites e potencialidades dos alunos, tornando a construção de sua identidade.

Esgrima no Colégio Humboldt

A esgrima, além de ser a arte de utilizar a espada para defesa e ataque, busca a autossuperação física e mental, desenvolvendo habilidades e qualidades como equilíbrio, postura, concentração, raciocínio, análise lógica, poder de decisão e criatividade.

As atividades buscam a inclusão e a participação de todos por meio de jogos e atividades lúdicas, sem enfatizar exclusivamente as técnicas e os resultados competitivos.

Os equipamentos são adaptados para cada faixa etária, garantindo total segurança.

Futsal no Colégio Humboldt

Em 2018, os grupos de Futsal serão oferecidos para o Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, de segunda a sexta-feira, para meninos e meninas do Colégio Humboldt. Por ser um esporte muito dinâmico, democrático, atraente e que pode ser jogado em espaços adaptados, o Futsal (ramificação do Futebol) é considerado hoje a modalidade mais praticada do Brasil. Sua prática contribui para o desenvolvimento motor e físico dos alunos e para o aprimoramento e o conhecimento de diferentes técnicas, táticas e estratégias que o próprio jogo proporciona. Além disso, o ambiente saudável, o respeito aos valores e à individualidade e a cooperação entre os participantes permitem que todos os interessados joguem e aprendam com alegria. Por conta de sua tradição no Colégio, os grupos de Futsal possuem diferentes parceiros dentro e fora do país, possibilitando a realização frequente de intercâmbios esportivos e culturais que enriquecem ainda mais a nossa intervenção. Seja para competir ou apenas praticar por pura diversão, venha conhecer os nossos grupos!

Voleibol no Colégio Humboldt

O vôlei é um dos esportes mais antigos e conhecidos do mundo. Atualmente é o segundo esporte mais popular do país e vem ganhando cada vez mais espaço na mídia brasileira por causa das recentes conquistas por parte das seleções nacionais em torneios como Olimpíadas (maior ganhador de medalhas para o Brasil), Liga Mundial e “Grand Prix”. O objetivo do Voleibol no Colégio Humboldt é oferecer o máximo de subsídios para a prática do esporte, quando o aluno aprenderá todos os fundamentos e as regras para jogar vôlei em qualquer lugar. Além disso, buscamos também melhorar as capacidades cardiorrespiratórias, coordenação motora, força, agilidade, equilíbrio e a velocidade, e promover adaptações positivas na resistência aeróbica e anaeróbica. A sociabilização entre os praticantes também é bastante desenvolvida, visto que, por ser um esporte coletivo, ele promove, de forma natural, a interação social entre os praticantes.

Judô no Colégio Humboldt

Judô significa “caminho suave”, criado pelo professor Jigoro Kano em 1882, é baseado em bem estar e benefício mútuo (Jita-Kyoei) e máxima eficiência com o mínimo de força (Seiryoku-Zen-Yo). Pensando nisso, o Judô foi criado como uma luta para defesa pessoal e desenvolvimento do físico e da mente. Assim, nos dias atuais, o Judô pode ser visto como luta e é difundido em inúmeras academias, clubes e colégios do Brasil e do mundo. Modalidade olímpica desde 1964, é uma ferramenta educacional importantíssima, pois ajuda as crianças a terem contato e respeito ao seu corpo e ao corpo do outro, a ter disciplina, entender a importância da hierarquia e se desenvolver corporal e cognitivamente.

Atletismo no Colégio Humboldt

Atletismo é a prática esportiva mais antiga e é conhecida como a base de todo esporte. Suas modalidades são divididas em corrida, lançamentos e saltos. Dentro do colégio a modalidade vem crescendo nos últimos anos e se destacando nos eventos, festivais e competições. Formando um grupo de atletas em nível nacional cada vez melhor.

Basquete no Colégio Humboldt

Esporte criado em 1891 nos Estados Unidos, o Basquete é uma das modalidade que mais crescem no Brasil atualmente. Ligas como NBB (Brasil) e NBA (Estados Unidos) estão cada vez mais populares no país. O Basquete tem por filosofia proporcionar valores, como: disciplina, solidariedade, cooperação, respeito a si e ao adversário. No Colégio Humboldt, é uma das modalidades esportivas mais tradicionais, revelando atletas para grandes clubes de São Paulo e participando de torneios tanto regionais como internacionais.

Vela no Colégio Humboldt

Vela, ou Iatismo, é um esporte náutico muito praticado no mundo. A definição mais comum é de que este esporte utiliza barcos com propulsão exclusiva de velas, ou seja, se locomovem apenas pela força do vento e força contrária da quilha ou bolina. Existem diversas classes de barcos, sendo que 10 são Olímpicas. O Brasil detém 18 medalhas Olímpicas, esporte este que perde apenas para o Judô em números de medalhas trazidas ao país. Apesar de pouco difundido é um esporte muito importante para o país. A vela é um esporte dinâmico, ecológico, sadio e de muita ação. Trabalha com o espírito de companheirismo e competência para realizar, com sucesso, atividades em grupo.

Dança no Colégio Humboldt

O curso tem como foco trabalhar a conscientização e percepção corporal no âmbito dos fatores do movimento. 

Por meio da Dança, qualidades rítmicas, expressivas e gestuais são trabalhadas, permitindo desbloqueios, autoconhecimento e a interação com o outro.

As crianças são estimuladas a formular ações pensadas nas quais sentimentos e emoções são transmitidos. Cada aluno descobre suas potencialidades por meio da atividade criativa, conhecendo os conteúdos da Dança bem como seus elementos artísticos, culturais e sociais. 

Natação no Colégio Humboldt

Esporte mundialmente praticado com característica de sobrevivência e qualidade de vida por movimentar todos os músculos e articulações do corpo. A natação é considerada um dos exercícios mais exigentes podendo ser praticada desde bebê até a melhor idade.

Nossa metodologia inclui a divisão de oito níveis de habilidades e cada um deles é identificado por uma cor de touca.

Dentro do nosso calendário temos duas demonstrações internas, em que os pais acompanham o desenvolvimento do aluno. Também participamos de festivais e competições.

Capoeira no Colégio Humboldt

A capoeira apresenta-se como uma luta brasileira, oriunda de escravos e quilombolas africanos, criada em meados do século XVII. Atualmente apresenta-se como modalidade que integra luta, dança e aspectos culturais de matrizes africanas no Brasil, proporcionando a seus praticantes o desenvolvimento de força corporal, flexibilidade/alongamento, agilidade, equilíbrio, coordenação motora, condicionamento cardiovascular e musculoesquelético, além do desenvolvimento de coordenação musical. Atende a todas as faixas etárias, com grande versatilidade de movimentos e graus de dificuldade. Ainda, por evidenciar o valor da defesa em detrimento do ataque, preza pela prática de não-violência na formação de seus praticantes.

 

Distintivo de Esportes Alemão (DEA)

O DEA é a distinção oficial do Governo Alemão que atesta a sua forma física. Qualquer pessoa pode obter o DEA. As provas a realizar, com seus índices mínimos, são escolhidas dentro de cinco grupos de provas de atletismo e natação, sendo que de cada grupo apenas uma prova deve ser escolhida e concluída com êxito. As provas devem ser realizadas sempre durante o ano calendário, considerando-se para os índices a idade que o participante tem em 31 de dezembro do ano em curso. Os resultados positivos alcançados pelos participantes são anotados pelo professor de Educação Física ou técnico habilitado para tal e enviados para a Alemanha para reconhecimento oficial. Assim, depois dos devidos encaminhamentos, retornam ao Brasil, sendo os participantes agraciados com um diploma e um distintivo (DEA).

HISTÓRICO NA ALEMANHA

O DEA nasceu em 1912, com outro nome, e foi levado da Suécia para a Alemanha pelo Dr. Carl Diem. Buscava premiar os resultados conseguidos por homens e mulheres adultos, no campo esportivo.

Em 1925 foi ampliado também para jovens com menos de 15 anos. Em 1935 foi oficialmente reconhecido pelo Governo Alemão como título honorífico. De 1913 a 1944, aproximadamente 1,5 milhão de atletas receberam o DEA. Em 1944 ele foi cancelado devido à guerra. Em 1948 renasceu em 11 estados alemães. Em 1958 foi novamente reconhecido oficialmente pelo Governo Federal Alemão como título honorífico. Até 1977, quase cinco milhões de alemães, homens e mulheres, haviam conquistado o distintivo.

HISTÓRICO NO BRASIL

Em 1976, os professores Udo Kandler e Klaus Engel, do Colégio Visconde de Porto Seguro, organizaram a Comissão para o DEA, com treinos no Esporte Clube Pinheiros e no Clube Espéria. Em 1982 juntou-se à Comissão Reinhard Janocha, que passou a presidi-la depois da volta de Udo Kandler à Alemanha. Em 1986 houve a adesão do Colégio Humboldt.

O Brasil concentra hoje o maior número de participantes que se empenham para fazer jus ao DEA fora da Alemanha e está em 1º lugar no ranking, participando com aproximadamente 2.600 alunos dos dois colégios citados e 50 adultos.

O DEA NO HUMBOLDT

Para a aquisição do DEA, todos os alunos, do 3º ao 9º ano, são submetidos, ao longo do ano letivo, a diferentes provas de atletismo: corridas de velocidade e resistência, saltos em distância e altura e arremesso de pelota. As provas de natação são realizadas no final do ano, na piscina semi-olímpica do Colégio. Esse trabalho é feito pelos professores de Educação Física, que avaliam seus alunos de acordo com índices estipulados pela Confederação Desportiva da Alemanha (DOSB – Deutscher Olympischer Sportbund), que variam conforme idade e sexo. O aluno que conseguir, pela 1ª vez, atingir os índices necessários nas diferentes provas, receberá, da Alemanha, um distintivo de bronze acompanhado de um diploma. Já na 2ª vez, o distintivo será de prata e, na 3ª vez, de ouro.

TODOS PODEM CONSEGUIR O DEA

Alcançar uma condecoração esportiva fora de torneios e campeonatos oficiais nem sempre é tão fácil, mas todos, que procuram seguir algumas regras básicas para manter-se em forma, podem conseguir o DEA.

Regras e dicas para manter-se em forma e alcançar mais qualidade de vida através do esporte:
praticar regularmente, praticar corretamente, praticar dentro de suas limitações e praticar com alegria.

Jogos interclasses e/ou interséries 6º. ao 9º. Ano Atividades de integração e competição em Educação Física.

Av. Eng. Alberto Kuhlmann, 525
Interlagos - 04784-010 - São Paulo, SP
Como chegar
Sociedade Escolar
Mantedora do Colégio Humboldt e Humboldt Formação Profissional Dual
Barão do Rio Branco
Trãngerverein der Humboldtschule und der Humboldt Duale Berufsbildung