Biblioteca de Classe – 2º. ao 5º. ano
Todas as classes do 2º. ao 5º. ano estão equipadas com Biblioteca de Classe. Os livros são escolhidos de acordo com a faixa etária, interesse, indicação dos Pais, pesquisa em livrarias e também através do PNDL, órgão governamental ligado ao MEC.A Biblioteca de Classe contempla momentos diferentes de leitura: aconvergente que independe da mediação do professor, pois os alunos escolhem o que querem ler. A divergente, que tem o professor como mediador, como leitor experiente que vai conduzindo a construção do significado do texto. O olhar vai além do tema, ampliando a leitura do aluno e como podem se casar o tema/com a expressão. Os alunos também constróem seu diário de leitura, instrumento de registro importante no processo de formação do leitor.
Assembleias de classe – 2º ao 5º ano
Esse projeto faz parte das aulas de Ética nos anos iniciais e tem continuidade ao longo do Ensino Fundamental. As Assembleias ocorrem sempre que a classe apresenta alguma situação de conflito no convívio social.
Acreditamos que é no contexto grupal que as questões de conflito surgem e é, portanto, nesse contexto que elas devem ser discutidas e encaminhadas.
Música de Concerto – 3º Ano
Esse projeto tem por objetivos: desmistificar a ideia que as crianças têm de que o músico é um ser superior, distinguir e reconhecer diferentes músicos, contextualizar os músicos no espaço e no tempo, poder estabelecer relações culturalmente, saber ouvir e apreciar diferentes composições, conhecer e identificar diferentes composições, assim como relacionar a análise e a classificação de canções com a interiorização da linguagem musical. Está prevista a participação dos alunos no “Projeto Formação de Público – Descubra a Orquestra” na Sala São Paulo.
Coral de Alunos – 4º e 5º ano
O Coral de Alunos nos 4º. e 5º. ano do Ensino Fundamental, tem o principal objetivo de desenvolver o hábito do canto, trabalhar a integração, a disciplina, a sensibilidade e a criatividade. Para essas séries, as aulas de Coral estão inseridas no currículo.
“Toda e qualquer tentativa de se desenvolver a voz é bem vinda, pois cantar é um dos atos mais humanos que existe e cantar em grupo desenvolve a solidariedade, o respeito entre os homens e a sensibilidade de não estarmos sozinhos no mundo”
(Mara Behlau – Ph.D., Diretora do Centro do Estudo de Voz).
O Coral pretende se apresentar para toda a comunidade escolar e em eventos.
Dia da Escola
Durante o ano todo os alunos trabalham com conteúdos, adquirem conhecimento, desenvolvem trabalhos que são apresentados a toda a comunidade escolar no Dia da Escola. Também é realizada uma feira de livro, são convidados
contadores de história, autores de livros, etc.
Brotas – 5º ano
Viagem à Brotas – Tem o objetivo de proporcionar a integração entre as turmas visando facilitar a passagem de alunos para o 6º. Ano. Além disso, os alunos também participam do PROJETO CÉU – centro de Estudos do Universo, Planetário, como complementação do conteúdo ministrado nas aulas.
Ritual de Passagem – 5° ano
Durante todo o 2º semestre serão realizadas diversas atividades de integração entre os alunos e professores do 5º e 6º ano com o objetivo de preparar os alunos para o ingresso no 6º.
5º ano – Projeto de Inglês – Earth Day
Tem por objetivo a conscientização sobre a importância de proteger o Planeta Terra e o Meio Ambiente, tornando o dia 22 de abril (Earth Day) mais conhecido, conhecer os países que participam da campanha assim como as atividades realizadas em cada um deles..
Brincadeiras Cantadas – 4° ano
O trabalho resgata brincadeiras infantis do folclore brasileiro, do folclore alemão e possivelmente de outros países, além de preservar elementos da cultura infantil.
Os Imigrantes – 4º ano
Esse Projeto tem por objetivo recuperar um pouco da história e memória dos nossos antepassados, seus sonhos, suas
esperanças de uma vida melhor e influências na construção do Brasil. Pesquisarão os diferentes grupos de imigrantes que vieram ao Brasil e estudarão as diferentes culturas e suas contribuições para o nosso cotidiano. Está prevista uma visita ao Memorial do Imigrante.
Conto de Fadas – 2º ano
O trabalho com Contos de Fadas no 2º ano é realizado devido ao interesse que as crianças têm por esse tipo de texto, nesta faixa etária. Existe uma identificação entre as crianças e os personagens dos Contos de fada, criando, de imediato, o transporte do real para o imaginário. Leitura de diferentes contos de fadas, ida a teatro, oficina de texto, hora do conto e encontro com autores de literatura infantil são atividades que acontecerão ao longo do 2º semestre para os alunos do 2º ano.