Ensino Médio – Humboldt

Ensino Médio

PROJETOS CULTURAIS:

Dia da Escola

Durante o ano, todos os alunos trabalham com conteúdos, adquirem conhecimento, desenvolvem trabalhos que são apresentados a toda a comunidade escolar no Dia da Escola. Também é realizada uma feira de livro, são convidados
contadores de história, autores de livros, etc.

PROJETOS PEDAGÓGICOS:

Jugend debattiert

Pensar, expor, agir democraticamente: O projeto “Debate da juventude“ O “Debate da juventude” foi apresentado ao público em 2002 como uma competição de âmbito nacional entre estudantes, por iniciativa e sob o patrocínio do Presidente da República Federativa da Alemanha.

A essência do projeto é um formato de competição que constitui uma grande contribuição para a educação política e democrática nas escolas e promove um eficaz desenvolvimento pessoal dos jovens através da troca mútua e da mudança de perspectivas.

Devido à grande variedade de programas de formação com instrutores profissionais em retórica e através de um currículo sofisticado, o projeto pode se estabelecer multiplicando formadores de professores e educadores no sistema de ensino e encontra sua reconhecida aplicação em diversas matérias. Os módulos de aulas desenvolvidos formam a base de uma estrutura competitiva, treinando de uma maneira direta e diversificada um aprendizado de habilidades através de diversas aulas com jogos e exercícios de expressão, de comunicação, de aquisição de conhecimentos especializados e de persuasão. Nelas baseiam-se as futuras competições escolares, regionais e estaduais, encontrando o seu ponto culminante nas finais nacionais anuais em Berlim.

Desde 2008, o “Debate da juventude” é a terceira maior competição estudantil nacional da Alemanha. No ano letivo de 2012/2013, cerca de 155 mil alunos de 870 escolas participaram desse evento. Já em 2005, foram dados os primeiros passos para além das fronteiras da Alemanha.

O currículo, em constante evolução, deveria ser aplicado agora pela primeira vez para alunos que não falam o alemão como língua materna, inicialmente na Polônia e na República Tcheca. Desde então, esse movimento se expandiu: muitas escolas alemãs organizam aulas e competições agora em oito países da Europa Central e Oriental, na Espanha, em Portugal e até mesmo na China.

Desde 2011, foram formados também no Brasil 61 professores de onze escolas, implementando com sucesso o projeto nas suas aulas de “Alemão como Língua Estrangeira”. Os estudantes enfrentam o grande desafio de debater uns com os outros de forma justa e objetiva em uma língua estrangeira, defendendo suas opiniões e ouvindo seus colegas.

O conceito não somente faz justiça ao aspecto importante da motivação para falar, mas ele também oferece uma vivência de debate sobre problemas específicos, o que não é comum em todas as culturas. Do ponto de vista da aprendizagem de línguas, o “Debate da juventude” é um grande trunfo para o ensino do idioma alemão porque exatamente os conhecimentos sobre esse tipo de discussão são essenciais na obtenção do certificado de língua alemã.

No âmbito do ano “Alemanha + Brasil 2013-2014” foi realizada, de 23 a 25 de abril de 2014, a primeira competição nacional brasileira no Colégio Humboldt, em São Paulo, onde se originou a implementação do projeto no Brasil.

Grêmio Estudantil

O Grêmio, mais do que uma instância de representação dos estudantes, é experiência de pedagogia política e cidadã fundamental para a formação integral do aluno Humboldt.

Apoiado por professores tutores, os alunos do 6º ano ao Abitur organizam-se para discussões, reivindicações e ações de caráter estudantil e solidário. Festivais de música, cineclube, campanhas e um jornal são alguns dos projetos regularmente executados pelo Grêmio.

Orientação Sexual na Escola

A sexualidade é uma das características mais importantes do ser humano, e está presente desde os primórdios da vida. No entanto, é com a chegada da puberdade e com o desenvolvimento físico próprio deste período que o ser humano se torna apto a concretizar a sexualidade plena através do ato sexual propriamente dito.

Com base nas considerações acima, a Coordenação Pedagógica e o serviço de Psicologia Escolar programaram dois encontros/aulas dos alunos do 9º Ano com a fim de alcançar os seguintes objetivos:

– favorecer o acesso à informação;
– desenvolver o espírito crítico, a capacidade de raciocínio e reflexão para a tomada de decisões que priorizem a proteção do indivíduo e o respeito a si mesmo e ao outro.

1º encontro: questões básicas a respeito do corpo – desenvolvimento, mudanças, gravidez, DST e AIDS.
2º encontro: discussão centrada em valores, comportamentos, questões polêmicas de maior interesse dos alunos.

PROJETO DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS

No primeiro semestre de 2011 iniciou-se o desenvolvimento de um projeto de prevenção ao uso indevido de drogas, nomeado PPD, com o objetivo de diminuir a probabilidade do envolvimento dos alunos com drogas.

Trata-se de um programa contínuo de prevenção a drogas para toda a comunidade escolar, visando os alunos do 6º ao 12º ano, pais, professores e equipe de apoio (monitores e funcionários).

O programa inclui:

ALUNOS

– leitura de livros paradidáticos, filmes, debates, palestras com especialistas convidados, e diálogos com a psicóloga escolar.

PAIS

– encontros mensais com debates sobre temas relacionados à prevenção e educação, palestras com especialistas e atendimentos individuais com a psicóloga escolar.

PROFESSORES E EQUIPE DE APOIO

– encontros mensais de supervisão com equipe de apoio, orientação e apoio a professores, palestras com especialistas.

Assembleias de Classe – 10°. 11°. e 12°. Anos São momentos de reflexão, avaliação ou tomadas de decisões, envolvendo alunos e professores de uma determinada classe. As Assembleias de Classe também podem ocorrer quando surgirem situações de conflito no convívio social.

Acredita-se que se é no contexto grupal que as questões de conflito surgem, é nesse contexto que elas devem ser discutidas e encaminhadas.

Viagem para Alemanha

Nos meses de julho e agosto, alunos viajam para a Alemanha, acompanhados por um professor. Ficam em casas de família e frequentam as aulas em escolas alemãs.

Simulados DSD 9° a 12º ano

Os alunos do 9º ao 12º Ano realizam simulados das Provas dos Diplomas de Alemão.
Omas (avós) – 12º ano Os alunos do 12º Ano realizam na última semana de aulas uma visita ao Asilo “OASE”. Passam uma manhã com as senhoras idosas, levam pequenos presentes, cantam músicas natalinas e músicas antigas (que as senhoras conheçam) e lhes dedicam momentos de atenção.

Literatura alemã – 10º ano

Com a leitura do livro juvenil “Bitterschokolade” os alunos estāo sendo familiarizados com a literatura alemā. Este livro trata de relacionamentos entre jovens. Os alunos apresentam amantes famosos e conhecidos no mundo inteiro. Os alunos se familiarizam com o seu próprio mundo. Assim, tem a oportunidade de falar de seus interesses e personagens que consideram um exemplo ou um ídolo.

Simulados – 10º, 11º e 12º ano

Os alunos de 10º ao 12º ano realizam a cada semestre dois Simulados, um no modelo ENEM e outro FUVEST. O primeiro é elaborado por empresa especializada e que busca reproduzir com fidelidade a metodologia e o formato aplicados pelo MEC.

O segundo modelo é construído por nossos professores, preocupados tanto em reproduzir a experiência da prova que seleciona para a USP quanto em avaliar a aprendizagem dos alunos ao longo do Ensino Médio.

Projeto Trabalho – 11º ano

Estágio de cinco dias realizado pelos alunos do 11º ano em empresas parceiras do Colégio, com o objetivo de possibilitar o conhecimento de estruturas organizacionais e hierárquicas, departamentos, processos de trabalho, culturas organizacionais, além de um contato direto com diversas profissões, ou seja, possibilitar a vivência do dia a dia de trabalho diretamente no ambiente profissional.

Informação profissional – 10º, 11º e 12º ano

Tem como objetivo despertar nos alunos a necessidade de conhecer diversas profissões, identificando aquelas com as quais possuem mais afinidade. Procura possibilitar, por meio de sondagens, o conhecimento de suas próprias áreas de interesse profissional e a conscientização das prioridades em termos de planejamento para continuidade dos estudos.

Fazem parte deste projeto, o evento Feira de Escolas e Empresas Alemãs de São Paulo (FEASP), organizada em parceria com a Câmara de Comércio Brasil-Alemanha e o Colégio Porto Seguro, o “Projeto Trabalho” e a Simulação de Entrevista de Emprego, realizada pelas áreas de Língua Portuguesa, Inglês e Alemão.

A FEASP traz profissionais, universidades e empresas para diálogos com os alunos, em pequenos grupos, workshops e estandes, abordando a vida acadêmica e o ingresso no mercado de trabalho.

Concurso de redação do Jornal Mundo – 11º e 12º ano

Neste mundo pós-moderno, que privilegia a imagem e a rapidez das informações, parece não haver espaço para a palavra, para a leitura, para o questionamento. A leitura e o concurso de redação do Jornal Mundo entram nesta questão, buscando desenvolver as capacidades de compreensão da realidade, de autonomia intelectual e de posicionamento crítico.

Este projeto motiva a leitura, através das disciplinas de Geografia e Língua Portuguesa convidando os educandos para outros mundos possíveis questionando o nosso, formando opiniões e aperfeiçoando a expressão oral e a escrita.

Olimpíadas de Conhecimento

As Olimpíadas de Conhecimento, atualmente, abrangem quase todas as disciplinas escolares. Vistas como incentivo ao aprofundamento dos estudos e valorização dos estudantes mais engajados, participamos regularmente das Olimpíadas de Física (Estadual e Brasileira), Matemática (Brasileira e Sem Fronteiras) e História (ONHB).

Em formato diverso, mas com o mesmo princípio, nossos alunos também participam do Desafio BM&FBovespa, disputa que simula o mercado de ações. A equipe de 2016 alcançou o bem-sucedido 3º lugar.

Av. Eng. Alberto Kuhlmann, 525
Interlagos - 04784-010 - São Paulo, SP
Como chegar
Sociedade Escolar
Mantedora do Colégio Humboldt e Humboldt Formação Profissional Dual
Barão do Rio Branco
Trãngerverein der Humboldtschule und der Humboldt Duale Berufsbildung