Ed. Infantil – Humboldt

Ed. Infantil

PROJETO RIMAS E PARLENDAS – Jardim II

Objetivo: Propiciar oportunidades para que os alunos entrem em contato com o gênero parlenda, incentivando as práticas da leitura e escrita.

Justificativa: Sabemos da importância da leitura no processo de alfabetização. As parlendas possuem um papel importantíssimo nesse processo, pois brincando as crianças memorizam as parlendas propostas, o que torna o aprendizado da leitura mais prazeroso.

Festa Junina na Ed. Infantil

A Festa Junina surge no curso de Educação Física, como o momento do ano em que é possível trabalhar com cultura
popular, com danças e com o corpo expressivo. Este trabalho integra a área de Educação Física com a área de Música, numa convergência rítmica e expressiva.

Bichinhos de Jardim – Jardim II

Objetivos

– Conhecer e identificar os bichinhos que moram nos jardins, nas hortas etc, nomeando-os corretamente.
– Conhecer as características do bichinho eleito pelo grupo e como se adaptam ao meio em que vivem.
– Estimular o cuidado, respeito e o afeto pelos seres vivos.

Justificativa

Um dos eixos da área de Natureza e Sociedade da Educação Infantil, refere-se ao estudo dos seres vivos. Através deste projeto os alunos conhecerão as características do bichinho escolhido pelo grupo, bem como, estimulados a conscientizar-se sobre os cuidados e preservação do meio ambiente em que vivem.

Projeto Índios – 1º Anos

Objetivos: Conhecer e valorizar a herança cultural deixada pelos indígenas, conhecendo os aspectos culturais tais como: alimentação, vestimentas, como vivem, organização social, artesanato, e diversas atividades.

Justificativa: Os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação infantil sugerem trabalhar temas “que possibilitem tanto o conhecimento de hábitos e costumes socioculturais diversos, quanto à articulação com aqueles que as crianças conhecem, como tipos de alimentação, vestimentas, músicas, jogos e brincadeiras, brinquedos, atividades de trabalho e lazer. Assim, as crianças podem aprender a estabelecer relações entre o seu dia a dia e as vivências socioculturais, histórica e geográfica de outras pessoas, grupos ou gerações”. Por isso, optamos por um estudo mais aprofundado sobre a cultura indígena brasileira – a cultura dos primeiros habitantes do nosso país.

Av. Eng. Alberto Kuhlmann, 525
Interlagos - 04784-010 - São Paulo, SP
Como chegar
Sociedade Escolar
Mantedora do Colégio Humboldt e Humboldt Formação Profissional Dual
Barão do Rio Branco
Trãngerverein der Humboldtschule und der Humboldt Duale Berufsbildung