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No Colégio Humboldt, os alunos têm contato diário com as línguas e culturas brasileira e alemã, aprendendo ambos os idiomas naturalmente.

Além disso, seguimos o conceito de multilinguismo e oferecemos aulas de Inglês e Espanhol, bem como provas de proficiência em todas as línguas estrangeiras.

Alemão

No caso do Alemão, a competência e a capacidade de nossos alunos em se comunicar nessa língua são comprovadas por meio de diferentes provas de certificação realizadas durante a vida escolar.

O nível de competência linguística é apresentado em três formas distintas: Básico (A1, A2), Independente (B1, B2) e Proficiente (C1, C2), conforme preconizado pelo Marco Comum Europeu de Referência para Línguas.

Enquanto o nível A1 indica a aptidão para falar sobre assuntos muito simples do cotidiano pessoal, o nível C2 representa o domínio de competência linguística em nível de língua materna, com capacidade para entender textos muito complexos, como científicos ou filosóficos.

A prova para o Diploma de Alemão DSD-I, que é prestada no 9º Ano, exige do aluno o nível B1. Já a prova DSD-II, no 11º Ano, exige o nível B2/C1.

Além disso, todos os alunos que fazem parte do Programa de Adaptação PaF e PFU (Português como Língua Estrangeira e Português Aplicado em Disciplinas Específicas) têm a oportunidade de realizar uma prova de certificação de proficiência por meio de uma avaliação interna, criada e aplicada pelo Colégio Humboldt.

Os níveis partem do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas que certifica os estudantes nos seguintes níveis de proficiência: A1, A2 e B1.

Os certificados obtidos são válidos nas escolas alemãs, ou seja, ao retornar à Alemanha, os alunos podem comprovar sua proficiência na Língua Portuguesa por meio desses certificados.

 

DaF – Alemão como língua estrangeira

Alunos que não têm o alemão como língua materna estudam alemão como língua estrangeira. É o caso dos alunos do Colégio Humboldt que estão no currículo brasileiro do 5º ao 12º Ano.

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Alemão como língua materna

DFU

A partir do 5º Ano, determinadas disciplinas do currículo brasileiro são ministradas em alemão.

Não se trata das aulas de alemão como língua estrangeira (DaF), mas de matérias como Ciências da Natureza e Ciências Sociais, em que os alunos devem utilizar seus conhecimentos da língua e, ao mesmo tempo, aprendem termos específicos de cada disciplina.

De um lado, DFU aprofunda e desenvolve os conhecimentos da língua já adquiridos, mas, principalmente, facilita a aprovação nas provas da língua alemã como também a migração para o currículo B no Colégio.

Português

PAF

No Colégio Humboldt, os alunos têm contato diário com as línguas e culturas alemã e brasileira.

Durante a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I, o ensino é bilíngue, com professoras de referência para o idioma alemão e para o português, que se comunicam com os alunos cada qual em uma das línguas.

Já a partir do 5º Ano, o aluno segue os estudos no currículo brasileiro ou no alemão.

No entanto, mesmo no currículo alemão, tanto no Ensino Fundamental II quanto no Ensino Médio, os estudantes têm aulas de Língua Portuguesa, além de matérias específicas em português – o chamado PFU (Português Aplicado em Disciplinas Específicas).

No caso de estrangeiros recém-chegados que ainda não dominam bem a Língua Portuguesa, são oferecidas aulas de adaptação por até dois anos, por meio do PaF (Português como Língua Estrangeira).

Os professores de Língua Portuguesa desenvolvem diversas atividades voltadas a uma reflexão sobre a influência e os aspectos que permeiam a cultura brasileira, mostrando como o aprendizado do idioma viabiliza experiências únicas em nosso País.

No Colégio Humboldt, os estudantes têm a oportunidade de obter certificados de proficiência na Língua Portuguesa válidos na Alemanha.

PFU

No currículo alemão, tanto no Ensino Fundamental II quanto no Ensino Médio, os alunos têm aulas de Língua Portuguesa, além de matérias específicas em português, como Geografia.

Estrangeiros recém-chegados que ainda não dominam bem a nossa língua frequentam aulas de adaptação por dois anos. Para eles, aprender o Português não é apenas uma oportunidade de ter mais uma língua no currículo, mas uma forma de se integrar a nossa rica cultura e vivenciar esta experiência de forma mais plena.

O Colégio Humboldt é uma escola de encontro multicultural e multilingue que acolhe alunos e famílias de diversas nacionalidades.

O programa de adaptação na Educação Infantil inclui as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, História e Geografia.

Já o programa de adaptação em português nos Ensinos Fundamental e Médio inclui os seguintes temas: Língua Portuguesa, História, Geografia e Química.

Inglês

O Inglês é a terceira língua mais falada no mundo e tem importância inquestionável para os estudos, lazer e negócios. No Colégio Humboldt, o ensino desse idioma começa na Educação Infantil (G4) e vai até o 12º Ano do Ensino Médio.

O curso foi estruturado com o auxílio de representantes da University of Cambridge, que fizeram uma análise dos recursos disponíveis, entre eles carga horária e materiais de apoio, para que fosse garantido que nossos alunos chegassem ao nível B2 ao final do Ensino Médio.

As provas – Cambridge KET (nível A2, no 8º Ano), PET (nível B1, no 9º Ano) e FCE (nível B2, no Ensino Médio) – são opcionais e realizadas no próprio Colégio.

Durante sua carreira escolar, os alunos contam com várias oportunidades de falar o idioma. Do 9º ao 12º Ano, por exemplo, podem participar do projeto Humunited, uma simulação de conferência da ONU. No 12º Ano, participam do “Projeto Trabalho”, quando escrevem seu currículo e carta de apresentação (ou e-mail) e se candidatam a uma entrevista com profissionais de RH.

 

HUMUNITED

O projeto Humunited teve seu início no Colégio Humboldt no ano de 2016 e acontece durante três dias no primeiro semestre do ano.

Trata-se de um evento preparado por uma equipe de alunos, supervisionada pelos coordenadores de Inglês, que simula as Conferências das Organizações das Nações Unidas (ONU), no qual os alunos representam países e discutem sobre temas de importância global, com o objetivo de criar resoluções que sejam seguidas pelos países membros.

Os alunos participantes são do 9º Ano à Formação Profissional Dual e Abitur e vários são os papéis que podem desenvolver: seguranças e mensageiros, delegates (representantes dos países que debatem), chairs (presidentes das sessões que zelam pelas regras e bom andamento dos debates), membros da imprensa (cuidam da divulgação de fotos, vídeos e jornais durante o evento), entre outros. Entre os participantes, há alunos convidados de colégios parceiros do Brasil e de outros países.

Durante todo o evento, a língua falada deve ser o Inglês. Como habilidades essenciais que os alunos desenvolvem, destacam-se negociação; respeito às ideias, cultura de outros povos e países e a regras; tempo de fala; autonomia no estudo e interesse por temas e outras culturas; interação com outros alunos e realidades e expressão de ideias.

Espanhol

O Espanhol, língua oficial de 21 países e falado por mais de 550 milhões de pessoas, é a segunda língua internacionalmente mais usada e o quarto idioma mais falado no mundo.

No Colégio Humboldt, são oferecidas aulas de Espanhol aos alunos do 6º Ano ao final do Ensino Médio. Além disso, há cursos extracurriculares para todos os níveis.

Ao final de cada ano, o Instituto Cervantes aplica, nas dependências do Colégio, a prova DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera) aos alunos interessados.

NIL

NIL: Núcleo de Integração das Línguas

Com a nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento que regulamenta as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas em todas as escolas brasileiras, houve a necessidade do fortalecimento do aprendizado das línguas.

O NIL, que existe no Colégio desde 2019, é formado pelas línguas Português, Alemão, Inglês, Espanhol e PaF (Português para Estrangeiros).

O objetivo é discutir projetos em comum, organizar estruturas de trabalhos semelhantes nas línguas e aprimorar processos pedagógicos.

EQUIPE

Luan Balciunas

Carolina Yokota

Humboldt Formação Profissional Dual

Danilo Solera