Educação Infantil

Home E Segmentos Educacionais E Educação Infantil

Educação Infantil: importância da primeira infância no desenvolvimento humano

A Educação Infantil é uma etapa fundamental do desenvolvimento da criança. Na primeira infância, a criança desenvolve a sua capacidade cerebral de forma muito intensa e acentuada. Novas conexões acontecem em grande velocidade, sendo este o período mais sensível para novas aprendizagens. As experiências neste período irão construir conexões que serão base para que as crianças desenvolvam habilidades como resolução de problemas, comunicação, autocontrole e a construção de vínculos. A qualidade das interações e relações influencia diretamente a força e quantidade dessas conexões. Nossos alunos têm a oportunidade de desenvolver criatividade, imaginação e também todo seu potencial e habilidades por meio de atividades sensoriais, manuais, artísticas, de movimento, socioemocionais e linguísticas em um ambiente multilíngue. Educação Infantil é época de criar memórias de longo prazo e de aprendizagens duradouras e, quanto mais divertimento e alegria, mais conexões serão estabelecidas e mais ancorada será essa aprendizagem.

Nossos pilares

Temos como base em nossa Educação Infantil multilíngue os valores culturais de um Kindergarten (jardim de infância) alemão, no qual a importância do brincar livre, as atividades que propiciem vivências motoras, o desenvolvimento da autonomia e o contato com todos os aspectos da musicalização ocupam papel central no dia a dia de nossos pequenos. Os pilares do desenvolvimento infantil em nosso projeto pedagógico são:

1. Brincar de qualidade, jogos e brincadeiras
2. Atividades manuais
3. Movimento
4. Artes e música
5. Interação, autonomia e grupos integrados
6. Trabalho de apoio com famílias

Nossos ciclos

Nossa Educação Infantil está dividida em dois ciclos: de Acolhimento e de Desenvolvimento. O primeiro destina-se às crianças dos grupos 2 e 3. O segundo ciclo, de Desenvolvimento, atende as crianças dos grupos 4 e 5.
Nossos grupos estão divididos conforme a faixa etária. Por exemplo, no grupo 2, são alunos que completam 2 anos até 31 de março e assim respectivamente até os alunos do grupo 5, que precisam completar 5 anos até o dia 31 de março daquele ano letivo.

Nosso ambiente

Estamos localizados em um ambiente privilegiado, cercado por muito verde, plantas, flores, enfim oferecemos grande contato com a natureza. O espaço da Educação Infantil é amplo, com três parques, lugar para os alunos brincarem com terra e areia, subirem em árvores e correrem.

Nossos diferenciais

1. Adaptação personalizada

Temos um olhar muito generoso e cuidadoso com a adaptação de nossos alunos. Nossa adaptação é personalizada, considera e atende as necessidades individuais. O tempo de adaptação pode variar de criança para criança e, por este motivo, a parceria com a família é fundamental para que possamos orientar os responsáveis, indicando eventualmente a permanência dos pais na escola ou até horários flexíveis, se for o caso. 

2. Projetos MINT (“STEM”)

O Colégio Humboldt tem, em sua proposta pedagógica, grande ênfase nos processos de ensino-aprendizagem nas áreas das Ciências da Natureza, Matemática, Informática e Tecnologia. Somos uma escola MINT, certificado oferecido pelos órgãos competentes da Alemanha, com vistas a apoiar e incentivar iniciativas dessa natureza.
Na Educação Infantil, desejamos que nossos alunos possam:

  • Despertar naturalmente a curiosidade e interesse por diversos temas;
  • Conhecer, vivenciar, explorar e respeitar o meio onde se encontram;
  • Observar fenômenos naturais e formular hipóteses acerca deles.
3. Competências socioemocionais

O trabalho de competências socioemocionais é um dos principais processos formativos da nossa Educação Infantil, por meio das quais visamos ao desenvolvimento da gestão de emoções, demonstração de empatia e desenvolvimento de autocontrole. Destacamos em nosso projeto pedagógico: respeitar o outro, escutar atentamente, identificar e verbalizar sentimentos aos colegas e desenvolver uma imagem positiva de si. Além disso, a verbalização dos sentimentos, insatisfações e queixas mobiliza a mediação de conflitos e o crescimento pessoal de cada criança. Em nossa Educação Infantil, temos um currículo de competências socioemocionais para cada ano escolar. O cumprimento deste currículo é uma das atribuições da Orientação Educacional.

4. Participação das famílias

Entendemos que a parceria com as famílias é fundamental para o bom desenvolvimento dos alunos, ainda mais nessa faixa etária. Organizamos uma série de encontros, reuniões pedagógicas, reuniões individuais com famílias, reuniões informativas, ciclo de palestras e bate-papos, com a intenção de envolver a todos no dia a dia dos filhos, orientar e escutar as questões que trazem e, de alguma forma, pensarmos juntos, em equipe, ações voltadas para o bem-estar das crianças. Além disso, organizamos no mínimo dois encontros individuais com cada família ao longo do ano.

5. Rotina

Sabemos que, para as crianças, é muito importante ter rotina, pois isso traz segurança e ajuda na compreensão da noção de tempo. Nossas aulas se iniciam às 7h10 e se encerram às 12h20. Ao longo da manhã, os alunos tomam dois lanches e a rotina envolve regularmente as seguintes atividades:

  • BRINCAR NA SALA E NO PARQUE
  • BRINCAR DIRIGIDO
  • RODA
  • ATIVIDADES DIRIGIDAS
  • AULAS DE ESPECIALISTAS
  • LANCHES
  • PARQUE
  • RODA DA SAÍDA
6. Referenciais

Em nossa Educação Infantil, seguimos as orientações do Referencial Curricular para Educação Infantil, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do “Qualitätsrahmen für Kindergarten und Vorschule an Deutschen Schulen im Ausland ”(documento alemão que dá diretrizes de qualidade para jardins de infância alemães no exterior).

Projetos

Grade Curricular

Currículos

Equipe