Inclusão e Acessibilidade – Humboldt

Inclusão e Acessibilidade - 27/11/2017

Embora todo o ecossistema de EdTech assuma estarem esses aspectos previstos em seus planos de negócios, grande parte das empresas do setor ainda não está plenamente preparada para oferecer seus serviços a portadores de necessidades especiais.

O ponto aqui é que não apenas esses alunos merecem ser acolhidos — pois a inclusão é uma questão fundamental de humanidade, antes mesmo de direito legal —, como precisamos todos nós enquanto famílias e educadores, oferecermos a eles as mesmas oportunidades educacionais que ofertamos a seus pares mais “privilegiados”. E as aspas devem-se à noção do entendimento que muitas vezes damos ao termo privilegiado.

Quando falamos de seres humanos, essa é uma designação que não apenas soa muito delicada como também tende à descontextualização. Ser privilegiado, em muitos casos, pode significar pura e simplesmente fazer parte da média. Que falem aqui os alunos com altas habilidades e superdotação, não raramente “tratoreados” por modelos pedagógicos desestimulantes, ou aquele pequeno exército de pequenos gênios cujas inteligências múltiplas são sistematicamente desvalorizadas por propostas míopes.

Mas é evidente que em termos de inclusão e acessibilidade, o espectro de necessidades pedagógicas especiais é imenso. Em um momento onde se discute diversidade e se deseja uma sociedade mais justa, propor novas formas de incluir é provavelmente uma dos principais desafios da Tecnologia Educacional. Por essa razão, cabe exercermos as pressões adequadas para que as empresas do setor entendam essa necessidade e contribuam para esse desenvolvimento.

Para quem ainda não se convenceu disso, imagine que a próxima grande ideia, capaz de resolver alguns de nossos maiores anseios sociais, pode estar hoje incubada no cérebro de qualquer um que possua necessidades especiais, aguardando um estímulo para desabrochar. Os exemplos de Beethoven, Gillian Lynne, Frida Kahlo, Stephen Hawking e Hellen Keller estão aí pra nos deixar isso bem claro.

Av. Eng. Alberto Kuhlmann, 525
Interlagos - 04784-010 - São Paulo, SP
Como chegar
Sociedade Escolar
Mantedora do Colégio Humboldt e Humboldt Formação Profissional Dual
Barão do Rio Branco
Trãngerverein der Humboldtschule und der Humboldt Duale Berufsbildung