O Centro de Inclusão e Apoio ao Desenvolvimento (CIAD) foi criado em 2016 com o objetivo de acompanhar e favorecer os alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) indo ao encontro da nova legislação e da tendência mundial de escolas regulares inclusivas. O CIAD é coordenado pela equipe de Orientação Educacional que realiza reuniões semanais para discussão de casos, organização de ações e palestras, levantamento de novas estratégias e acompanhamento do projeto como um todo.
Em 2016, alunos de todos os níveis do colégio foram entrevistados ao longo do ano e perguntados sobre “o que é ser diferente?” e “o que seria uma escola para todos?”. Os professores também foram filmados em aulas que promoviam diferentes estratégias, contemplando as múltiplas formas de se aprender. O resultado foi a produção de um vídeo com trechos dos depoimentos e das aulas. No início do ano seguinte, este foi apresentado para toda a equipe de professores e apoio pedagógico, visando promover a cultura das diferenças, sensibilizar para a inclusão e promover reflexões a respeito do tema.
Desde então, o Colégio Humboldt tem formado os professores e aprimorado o atendimento às famílias e alunos com o objetivo de promover a cultura da inclusão e trabalhar os diferentes aspectos na gestão das diferenças. A equipe promove ações e palestras com os alunos e comunidade escolar, além de acompanhar de perto as adaptações e o atendimento aos alunos com necessidades educativas especiais (NEE) ou que apresentem qualquer dificuldade em seu desenvolvimento.
O CIAD tem um olhar especial para as Competências Socioemocionais, pois, por meio do trabalho com a equipe docente, envolvendo os alunos em atividades e ações que trabalhem essas competências, é possível formar cidadãos que lidam de maneira positiva com o diferente, algo cada vez mais desejável dentro de nossa sociedade e do mercado de trabalho.
O trabalho com inclusão é desafiador, não apenas por ser um modelo moderno de educação, mas também por colocar a equipe em constante reflexão sobre como cada aluno aprende, quais são seus potenciais e como auxiliar assertivamente em seu desenvolvimento. Nesse sentido, é um benefício para todos os alunos e uma necessidade de uma equipe sempre em movimento e disposta a aprender com o novo.