Técnico – Humboldt

Técnico

A Formação Profissional Dual, antigo IFPA, oferece cursos no nível técnico no sistema Dual alemão há quatro décadas, em parceria com a Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK), a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) e o Consulado Geral da Alemanha.

Trata-se do maior instituto de Formação Profissional Dual fora da Alemanha e já formou mais de 1700 profissionais no nível técnico.

A Formação Profissional Dual concilia a aula teórica na escola com a formação prática em uma das diversas empresas nacionais e multinacionais que financiam os estudos de jovens e lhes pagam uma bolsa durante o programa. Estes, por sua vez, percorrem de forma rotativa as diversas áreas das empresas.

O curso tem duração de dois anos e funciona em sistema de blocos, intercalando seis semanas de trabalho e seis semanas de estudos. Teoria e prática são linhas mestras do futuro profissional dos alunos do Dual.

Os cursos oferecidos são: Administração, Logística e Tecnologia da Informação.

“A Formação Profissional Dual é uma grande oportunidade para os jovens. Com as nossas empresas parceiras, muitas vezes multinacionais, eles entram em contato com o mundo dos negócios muito cedo. Por volta dos 17 anos, enquanto seus amigos e colegas de classe da mesma idade passam por uma educação universitária teórica, o Dual oferece a soma entre teoria e prática. A vantagem é que eles conhecem o mercado de uma forma mais ampla, pois passam por todos os departamentos de uma empresa, têm tarefas diferentes e sabem como os processos funcionam. Esta experiência prática precoce ajuda muito posteriormente, mesmo se o aluno quiser ir para a universidade depois. O método do curso prevê um treinamento acadêmico combinado com um estágio rotativo em empresas parceiras, razão pela qual o chamamos de Dual”, diz Sven Paas, diretor da Formação Profissional Dual no Colégio Humboldt.

O conteúdo da Formação Profissional Dual varia de acordo com o curso escolhido e compreende, entre outros: Gestão e Economia, Administração, Contabilidade, Informática, Fundamentos Jurídicos, Comunicação em Empresas – em Português, Alemão, Inglês e Espanhol.

Para participar da Formação Profissional Dual, o interessado deve ter concluído o Ensino Médio, ser aprovado no processo seletivo (para mais informações consulte o edital de processo seletivo) e ser aceito por uma das empresas parceiras.

O Colégio Humboldt faz o intermédio com as empresas parceiras que, em sua maioria, são multinacionais.

Paralelamente ao estudo profissionalizante, há a possibilidade de alcançar um Certificado de Ingresso em uma faculdade na Alemanha.

Av. Eng. Alberto Kuhlmann, 525
Interlagos - 04784-010 - São Paulo, SP
Como chegar
Sociedade Escolar
Mantedora do Colégio Humboldt e Humboldt Formação Profissional Dual
Barão do Rio Branco
Trãngerverein der Humboldtschule und der Humboldt Duale Berufsbildung