O Parlamento Jovem Paulistano é um projeto do legislativo municipal e tem como objetivo desenvolver o olhar crítico sobre os principais problemas da cidade de São Paulo com estudantes do Ensino Fundamental II.
De tradição no Colégio Humboldt, a escolha do parlamentar jovem já compõe o calendário de atividades escolares do 8º Ano, sendo dividida em etapas individuais, plenárias por sala e plenária final.
No dia 12 de agosto, foi realizada a última etapa de escolha do projeto de lei e do parlamentar jovem que o elaborou. Numa plenária superconcorrida, os seis estudantes finalistas apresentaram a todos os colegas do 8º Ano suas propostas de melhoria dos graves problemas que vivenciamos diariamente em nossa cidade.
Após as apresentações e cumprindo regras democráticas de votação individual e secreta, o aluno Ian Wigman (8º B), que propôs uma política pública voltada à assistência a pessoas em situação de rua. Como ponto de partida dessa política, propõe-se a estruturação de cooperativas de reciclagem onde também seriam oferecidos cursos de formação, auxílio no tratamento psicológico e política antidrogas. Este o projeto de lei selecionado que representará o Colégio Humboldt no Parlamento Jovem 2020 – Câmara Municipal de São Paulo.
Parabéns, Ian Wigman, pelo excelente projeto de lei e a todos os demais estudantes envolvidos nesse importante projeto que busca o desenvolvimento de uma cidadania ativa e crítica.