Certificados

Home E Certificados

Como escola de excelência no exterior, o Colégio Humboldt oferece, dentro do currículo alemão, o Abitur, que abre todas as portas para as universidades alemãs e internacionais.
Adicionalmente, os alunos obtêm o certificado de conclusão brasileiro, que, juntamente com o DSD II (Diploma de Língua Alemã Nível II), é também requisito para frequentar uma faculdade preparatória e, subsequentemente, uma universidade na Alemanha.

O Colégio Humboldt também oferece as certificações para as respectivas línguas estrangeiras.
O DSD (Deutsches Sprachdiplom) consiste em provas de proficiência na língua alemã de níveis B1, B2/C1, gratuitas e de validade indeterminada. Todos os alunos do Colégio Humboldt fazem as provas do DSD, e a taxa de aprovação na escola é excepcionalmente elevada devido à preparação intensiva dos estudantes.

Conheça cada um

Ensino Médio brasileiro

O Colégio Humboldt é uma escola multilíngue em que, além das aulas de Inglês e Espanhol na grade curricular, os estudantes têm a oportunidade de, a partir do Ensino Fundamental II, cursar tanto o currículo brasileiro quanto o alemão.

No caso da conclusão do Ensino Médio no currículo brasileiro, os alunos são preparados para o estudo em universidades do Brasil.

Assim, os formandos conhecem tanto as provas anuais do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) quanto as diferentes provas de vestibular das diversas universidades e faculdades por meio de simulados.

O Enem avalia o desempenho dos estudantes concluintes do Ensino Médio, é utilizado como ferramenta para ingresso em instituições do Ensino Superior e para concessão de bolsas de estudo parciais e integrais em faculdades particulares. É também o método utilizado para que estudantes obtenham os financiamentos disponibilizados pelo governo federal para a educação superior e técnica.

No Ensino Médio, assim como ao longo de todos os níveis educacionais, os alunos são incentivados a desenvolver a autonomia, a criatividade e o pensamento crítico para tomada de decisões com responsabilidade social e para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Nessa fase, o Colégio Humboldt promove palestras com profissionais de diferentes áreas, visando abrir o leque de oportunidades e auxiliar no processo de escolha de uma carreira.

Além disso, os alunos participam do Projeto Empresa, em que criam modelos de negócios sustentáveis e com impacto social; do Projeto Trabalho, que possibilita um estágio de cinco dias para as turmas do 11º Ano em empresas parceiras do Colégio, com o objetivo de vivenciar diversas profissões e o ambiente profissional; e ainda podem cursar matérias eletivas e aprofundar seus conhecimentos em áreas específicas, como Química Nuclear, Lógica de Programação, entre outras.

Vale ressaltar que os alunos que optam pelo currículo alemão podem cursar universidades no exterior, mas, se optarem por ficar no Brasil, têm o certificado válido para as universidades brasileiras também.

Abitur Internacional Alemão (DIA)

Como escola de excelência no exterior, o Colégio Humboldt oferece, dentro do currículo alemão, o Abitur, que abre todas as portas para as universidades alemãs e internacionais.

O Abitur Internacional Alemão é uma qualificação para entrada no Ensino Superior mundialmente reconhecida, que dá acesso direto às universidades alemãs, europeias e internacionais.

Nossos alunos do Abitur são, no mínimo, trilíngues (Alemão, Português e Inglês); recebem uma excelente base acadêmica em Ciências Sociais, Línguas e Ciências Naturais; e também desenvolvem seus dons musicais e artísticos.

Este currículo único também promove o pensamento crítico e autônomo por meio do ensino orientado para projetos.

Deutsches Sprachdiplom

O DSD (Deutsches Sprachdiplom) é o diploma de proficiência na língua alemã emitido pela Conferência dos Ministros de Educação e Cultura da Alemanha.

É ele que atesta que o aluno tem competência e capacidade de se comunicar na língua alemã.

A obtenção do DSD é um passo decisivo para os jovens que pretendem se candidatar a cursos acadêmicos na Alemanha ou mesmo trabalhar naquele país.

O nível de competência linguística é apresentado em três níveis distintos, conforme preconizado pelo Marco Comum Europeu de Referência para Línguas: Básico (A1, A2), Independente (B1, B2) e Proficiente (C1, C2).

O nível A1 indica aptidão para falar em alemão sobre assuntos muito simples do cotidiano pessoal. O nível C2 representa o domínio de competências linguísticas em nível de língua materna, com capacidade para entender textos complexos.

A prova para o Diploma de Alemão DSD-I, que é prestada no 9º Ano, exige do aluno nível B1. Já a prova DSD-II, no 11º Ano, exige o nível B2/C1.

No Colégio Humboldt, os alunos do 5º ao 12º Ano que não têm o alemão como língua materna estudam alemão como língua estrangeira – o DaF, cujo principal objetivo é proporcionar a possibilidade de, futuramente, estudar na Alemanha. 

Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa

Todos os alunos que fazem parte do Programa de Adaptação PaF e PFU (Português como Língua Estrangeira e Português aplicado em disciplinas específicas) têm a oportunidade de realizar uma prova de certificação de proficiência através de uma avaliação interna, criada e aplicada pelo próprio Colégio. Os níveis de referência partem do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas que os certifica nos seguintes níveis de proficiência: A1, A2 e B1.

Os certificados obtidos são válidos nas escolas alemãs. Ao retornarem à Alemanha, os alunos podem comprovar sua proficiência na Língua Portuguesa por meio desses certificados.

Cambridge

A língua inglesa ocupa um lugar de destaque no Colégio Humboldt.

Por se tratar de um idioma de comunicação internacional, é de extrema importância para preparar os alunos que futuramente queiram estudar na Alemanha ou em países de língua inglesa.

No nosso Colégio, os estudantes já começam a ter aulas de Inglês a partir do G4 (considerando Alemão e Português, o Inglês seria a segunda língua estrangeira). O aprendizado começa de forma lúdica e vai sendo incrementado com mais horas/aula e aumento do nível do idioma durante o ciclo escolar.

Assim, além dos certificados alemães (DSD I e II), os alunos do Colégio Humboldt também podem obter certificados similares em Inglês, como o Cambridge English Qualifications – da prestigiada Universidade Cambridge. Estes certificados, principalmente o C1 (Cambridge First Certificate), são muito valorizados pelas empresas e universidades internacionais, bem como são reconhecidos para obtenção de vistos e para programas de estudos nos EUA, Reino Unido, Austrália e Canadá.

As provas são multiníveis (vide gráfico) e avaliam as quatro habilidades linguísticas: leitura, escrita, audição e fala. Elas seguem os padrões do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CEFR) e garantem o padrão de resultados de exames reconhecido internacionalmente.

Para os alunos da Formação Profissional Dual, essa certificação é mandatória. Já para os demais alunos da escola, existe a possibilidade de realizar as provas C1/B2 no 11º e 12º Ano. Os alunos são preparados para estas provas durante as aulas de Inglês, de forma intensiva, a partir do 8º Ano. Além disso, planejamos oferecer cursos extracurriculares de preparação no ano de realização das provas.

DELE

A prova de proficiência DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira), ministrada pelo Instituto Cervantes, que faz parte do Ministerio de Educación y Formación Profesional de España e é membro do ALTE (Association of Language Tester in Europe) de São Paulo, é um  certificado oficial que confere o grau de competência e domínio da língua espanhola aos estudantes.

Os diplomas DELE são elaborados de acordo com o Marco Comum Europeu de Referência (MCER) e têm validade oficial, vigência indefinida e reconhecimento internacional no meio acadêmico e empresarial.

Todos os alunos podem se inscrever, mesmo sem ter feito os níveis anteriores. 

ANO PROVA NÍVEL
DELE A1 escolar  O nível A1 certifica a competência linguística suficiente para compreender e utilizar expressões cotidianas de uso muito frequente em qualquer lugar do mundo hispano-falante.
DELE A2/B1 escolar O nível A2 certifica que o candidato é capaz de compreender frases e expressões cotidianas de uso frequente relacionadas com áreas de experiência.
9º  DELE A2/B1 escolar O nível B1 certifica que o candidato atingiu um nível considerável de espanhol acima da categoria de iniciante.
10º Ensino Médio DELE B1 O nível B1 certifica que o candidato atingiu um nível considerável de espanhol acima da categoria de iniciante.
11º e 12º Ensino Médio DELE B2 O nível B2 proporciona ao candidato a segurança de ter atingido um nível avançado de espanhol que lhe permite se expressar e interagir com desenvoltura tanto em nível oral como escrito.
DUAL DELE B2 e C1 O nível C1 garante que o progresso do estudante vem sendo realizado com sucesso e que ele possui um nível mais avançado de espanhol.

 

Wirtschaftsdeutsch international

PWD: o exame de idiomas C1 na Formação Profissional Dual 

Abertura de portas para a economia alemã

Empresas alemãs estão representadas em todo o mundo. O alemão como língua de negócios abre oportunidades adicionais para especialistas e executivos estrangeiros. Eles se beneficiam de suas habilidades linguísticas, seja durante uma visita a uma feira, uma negociação ou durante correspondência diária.  Mesmo para estudantes que dominam o alemão falado e escrito, há oportunidades adicionais para uma carreira internacional.

Para os alunos que quiserem provar suas habilidades avançadas (econômicas) de língua alemã, a Formação Profissional Dual traz a possibilidade de fazer o exame de alemão econômico (PWD). A prova é realizada no final do segundo ano de formação, em uma Câmara de Comércio Alemã no Exterior (AHK). Os aprovados demonstram habilidades linguísticas em um nível acima do “C1” no Quadro Europeu de Referência para Línguas e obtêm o diploma “Wirtschaftsdeutsch international“.

Requisitos para participação: 

PWD é aberto a qualquer pessoa cuja língua materna não seja o alemão e que tenha chegado aos 18 anos.

A prova abrange quatro áreas:

  • Compreensão de leitura com quatro subtestes,
  • Compreensão auditiva com três subtestes,
  • Expressão escrita com um subteste,
  • Exame oral.

Nos últimos anos, os alunos da Formação Profissional Dual participaram deste exame com uma taxa de sucesso entre 80% e 90%.

Fachhochschulreife

Nossos alunos recebem o certificado escolar brasileiro “Técnico” e um certificado de qualificação profissional reconhecido na Europa.

Outro diferencial é o certificado “Fachhochschulreife” para estudar em uma universidade na Alemanha ou na Europa.

Qual é a vantagem disso?

A Fachhochschulreife, muitas vezes também chamada Fachabitur, é uma certificação superior que habilita o aluno a estudar em uma universidade técnica alemã (Fachhochschule – FH). Em alguns estados alemães, essa certificação viabiliza a inscrição para bacharelado em universidades.

As FH são administradas pelo governo, portanto não há cobrança de mensalidades.

Estudar na Alemanha significa ter uma educação de alta qualidade praticamente sem custos.

As universidades privadas, em grande parte fundadas por corporações multinacionais, também estão atraindo cada vez mais a atenção.

A Formação Profissional também dá as condições para que o aluno ingresse em universidades na Alemanha.

Os seguintes requisitos devem ser atendidos:

  • Participação regular no curso de matemática;
  • Aprovação no exame final em matemática;
  • DSD II de Língua Alemã ou um certificado equivalente do Instituto Goethe;
  • Certificado de língua inglesa Cambridge Vantage/Higher.

Os requisitos detalhados podem ser encontrados no “Regulamento para aquisição da Fachhochschulreife em formações profissionais de escolas alemãs no Exterior“.

Portanto, é possível conseguir dupla qualificação com pouco esforço adicional:

Certificação Profissional e Fachhochschulreife.

Muitos de nossos ex-alunos do Dual concluíram a formação universitária na Alemanha.

Entre em contato conosco para conhecer mais histórias de sucesso!

Abitur Internacional Alemão (DIA)

Como escola de excelência no exterior, o Colégio Humboldt oferece, dentro do currículo alemão, o Abitur, que abre todas as portas para as universidades alemãs e internacionais.

O Abitur Internacional Alemão é uma qualificação para entrada no Ensino Superior mundialmente reconhecida, que dá acesso direto às universidades alemãs, europeias e internacionais.

Nossos alunos do Abitur são, no mínimo, trilíngues (Alemão, Português e Inglês); recebem uma excelente base acadêmica em Ciências Sociais, Línguas e Ciências Naturais; e também desenvolvem seus dons musicais e artísticos.

Este currículo único também promove o pensamento crítico e autônomo por meio do ensino orientado para projetos.

Ensino Médio brasileiro

O Colégio Humboldt é uma escola multilíngue em que, além das aulas de Inglês e Espanhol na grade curricular, os estudantes têm a oportunidade de, a partir do Ensino Fundamental II, cursar tanto o currículo brasileiro quanto o alemão.

No caso da conclusão do Ensino Médio no currículo brasileiro, os alunos são preparados para o estudo em universidades do Brasil.

Assim, os formandos conhecem tanto as provas anuais do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) quanto as diferentes provas de vestibular das diversas universidades e faculdades por meio de simulados.

O Enem avalia o desempenho dos estudantes concluintes do Ensino Médio, é utilizado como ferramenta para ingresso em instituições do Ensino Superior e para concessão de bolsas de estudo parciais e integrais em faculdades particulares. É também o método utilizado para que estudantes obtenham os financiamentos disponibilizados pelo governo federal para a educação superior e técnica.

No Ensino Médio, assim como ao longo de todos os níveis educacionais, os alunos são incentivados a desenvolver a autonomia, a criatividade e o pensamento crítico para tomada de decisões com responsabilidade social e para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Nessa fase, o Colégio Humboldt promove palestras com profissionais de diferentes áreas, visando abrir o leque de oportunidades e auxiliar no processo de escolha de uma carreira.

Além disso, os alunos participam do Projeto Empresa, em que criam modelos de negócios sustentáveis e com impacto social; do Projeto Trabalho, que possibilita um estágio de cinco dias para as turmas do 11º Ano em empresas parceiras do Colégio, com o objetivo de vivenciar diversas profissões e o ambiente profissional; e ainda podem cursar matérias eletivas e aprofundar seus conhecimentos em áreas específicas, como Química Nuclear, Lógica de Programação, entre outras.

Vale ressaltar que os alunos que optam pelo currículo alemão podem cursar universidades no exterior, mas, se optarem por ficar no Brasil, têm o certificado válido para as universidades brasileiras também.

Deutsches Sprachdiplom

O DSD (Deutsches Sprachdiplom) é o diploma de proficiência na língua alemã emitido pela Conferência dos Ministros de Educação e Cultura da Alemanha.

É ele que atesta que o aluno tem competência e capacidade de se comunicar na língua alemã.

A obtenção do DSD é um passo decisivo para os jovens que pretendem se candidatar a cursos acadêmicos na Alemanha ou mesmo trabalhar naquele país.

O nível de competência linguística é apresentado em três níveis distintos, conforme preconizado pelo Marco Comum Europeu de Referência para Línguas: Básico (A1, A2), Independente (B1, B2) e Proficiente (C1, C2).

O nível A1 indica aptidão para falar em alemão sobre assuntos muito simples do cotidiano pessoal. O nível C2 representa o domínio de competências linguísticas em nível de língua materna, com capacidade para entender textos complexos.

A prova para o Diploma de Alemão DSD-I, que é prestada no 9º Ano, exige do aluno nível B1. Já a prova DSD-II, no 11º Ano, exige o nível B2/C1.

No Colégio Humboldt, os alunos do 5º ao 12º Ano que não têm o alemão como língua materna estudam alemão como língua estrangeira – o DaF, cujo principal objetivo é proporcionar a possibilidade de, futuramente, estudar na Alemanha. 

Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa

Todos os alunos que fazem parte do Programa de Adaptação PaF e PFU (Português como Língua Estrangeira e Português aplicado em disciplinas específicas) têm a oportunidade de realizar uma prova de certificação de proficiência através de uma avaliação interna, criada e aplicada pelo próprio Colégio. Os níveis de referência partem do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas que os certifica nos seguintes níveis de proficiência: A1, A2 e B1.

Os certificados obtidos são válidos nas escolas alemãs. Ao retornarem à Alemanha, os alunos podem comprovar sua proficiência na Língua Portuguesa por meio desses certificados.

Cambridge

A língua inglesa ocupa um lugar de destaque no Colégio Humboldt.

Por se tratar de um idioma de comunicação internacional, é de extrema importância para preparar os alunos que futuramente queiram estudar na Alemanha ou em países de língua inglesa.

No nosso Colégio, os estudantes já começam a ter aulas de Inglês a partir do 3º Ano (considerando Alemão e Português, o Inglês seria a segunda língua estrangeira). O aprendizado começa de forma lúdica e vai sendo incrementado com mais horas/aula e aumento do nível do idioma durante o ciclo escolar.

Assim, além dos certificados alemães (DSD I e II), os alunos do Colégio Humboldt também podem obter certificados similares em Inglês, como o Cambridge English Qualifications – da prestigiada Universidade Cambridge. Estes certificados, principalmente o C1 (Cambridge First Certificate), são muito valorizados pelas empresas e universidades internacionais, bem como são reconhecidos para obtenção de vistos e para programas de estudos nos EUA, Reino Unido, Austrália e Canadá.

As provas são multiníveis (vide gráfico) e avaliam as quatro habilidades linguísticas: leitura, escrita, audição e fala. Elas seguem os padrões do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CEFR) e garantem o padrão de resultados de exames reconhecido internacionalmente.

Para os alunos da Formação Profissional Dual, essa certificação é mandatória. Já para os demais alunos da escola, existe a possibilidade de realizar as provas C1/B2 no 11º e 12º Ano. Os alunos são preparados para estas provas durante as aulas de Inglês, de forma intensiva, a partir do 8º Ano. Além disso, planejamos oferecer cursos extracurriculares de preparação no ano de realização das provas.

DELE

A prova de proficiência DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira), ministrada pelo Instituto Cervantes, que faz parte do Ministerio de Educación y Formación Profesional de España e é membro do ALTE (Association of Language Tester in Europe) de São Paulo, é um  certificado oficial que confere o grau de competência e domínio da língua espanhola aos estudantes.

Os diplomas DELE são elaborados de acordo com o Marco Comum Europeu de Referência (MCER) e têm validade oficial, vigência indefinida e reconhecimento internacional no meio acadêmico e empresarial.

Todos os alunos podem se inscrever, mesmo sem ter feito os níveis anteriores. 

ANO PROVA NÍVEL
DELE A1 escolar  O nível A1 certifica a competência linguística suficiente para compreender e utilizar expressões cotidianas de uso muito frequente em qualquer lugar do mundo hispano-falante.
DELE A2/B1 escolar O nível A2 certifica que o candidato é capaz de compreender frases e expressões cotidianas de uso frequente relacionadas com áreas de experiência.
9º  DELE A2/B1 escolar O nível B1 certifica que o candidato atingiu um nível considerável de espanhol acima da categoria de iniciante.
10º Ensino Médio DELE B1 O nível B1 certifica que o candidato atingiu um nível considerável de espanhol acima da categoria de iniciante.
11º e 12º Ensino Médio DELE B2 O nível B2 proporciona ao candidato a segurança de ter atingido um nível avançado de espanhol que lhe permite se expressar e interagir com desenvoltura tanto em nível oral como escrito.
DUAL DELE B2 e C1 O nível C1 garante que o progresso do estudante vem sendo realizado com sucesso e que ele possui um nível mais avançado de espanhol.

 

Wirtschaftsdeutsch international

PWD: o exame de idiomas C1 na Formação Profissional Dual 

Abertura de portas para a economia alemã

Empresas alemãs estão representadas em todo o mundo. O alemão como língua de negócios abre oportunidades adicionais para especialistas e executivos estrangeiros. Eles se beneficiam de suas habilidades linguísticas, seja durante uma visita a uma feira, uma negociação ou durante correspondência diária.  Mesmo para estudantes que dominam o alemão falado e escrito, há oportunidades adicionais para uma carreira internacional.

Para os alunos que quiserem provar suas habilidades avançadas (econômicas) de língua alemã, a Formação Profissional Dual traz a possibilidade de fazer o exame de alemão econômico (PWD). A prova é realizada no final do segundo ano de formação, em uma Câmara de Comércio Alemã no Exterior (AHK). Os aprovados demonstram habilidades linguísticas em um nível acima do “C1” no Quadro Europeu de Referência para Línguas e obtêm o diploma “Wirtschaftsdeutsch international“.

Requisitos para participação: 

PWD é aberto a qualquer pessoa cuja língua materna não seja o alemão e que tenha chegado aos 18 anos.

A prova abrange quatro áreas:

  • Compreensão de leitura com quatro subtestes,
  • Compreensão auditiva com três subtestes,
  • Expressão escrita com um subteste,
  • Exame oral.

Nos últimos anos, os alunos da Formação Profissional Dual participaram deste exame com uma taxa de sucesso entre 80% e 90%.

Fachhochschulreife

Unsere Schülerinnen und Schüler erhalten den brasilianischen Schulabschluss “Técnico” und einen allgemein in Europa anerkannten deutschen kaufmännischen Berufsabschluss.

Eine weitere Besonderheit während der Ausbildung besteht darin, auch das Zertifikat der „Fachhochschulreife“ zu erwerben, um an einer Hochschule in Deutschland oder Europa zu studieren.

Was ist der Vorteil daran?

Die Fachhochschulreife, oft auch Fachabitur genannt, ist ein höherer Bildungsabschluss, der zum Studium an einer deutschen Fachhochschule berechtigt. In einigen deutschen Bundesländern Deutschlands berechtigt das entsprechende Abschlusszeugnis auch zur Aufnahme eines Bachelor-Studiengangs an einer Universität.

Fachhochschulen (FH) in Deutschland sind staatlich, sodass keine Studiengebühren anfallen. Studieren in Deutschland heißt qualitativ hochwertige Ausbildung fast zum Nulltarif.

Zunehmend auf sich aufmerksam machen auch die privaten Hochschulen, die zum Teil von großen multinationalen Konzernen gegründet wurden.

Man hat so die Möglichkeit, mithilfe der Berufsschule auch die Voraussetzung zu schaffen, um in Deutschland studieren zu können.

Folgende Voraussetzungen sind zu erfüllen:

  • Regelmäßige Teilnahme am Mathematik-Kurs
  • Bestehen der Abschlussprüfung Mathematik
  • Deutsche Sprachdiplom II oder ein vergleichbares Zertifikat des Goethe-Instituts
  • Sprachzertifikat Englisch Cambridge Vantage/Higher

Die detaillierten Voraussetzungen findet man in der “Ordnung für den Erwerb der Fachhochschulreife in beruflichen Bildungsgängen an deutschen schulischen Einrichtungen im Ausland”.

Mit geringem Mehraufwand kann man also eine Doppelqualifikation erwerben:

Berufsabschluss und die Fachhochschulreife

Viele unserer ehemaligen Dual Schülerinnen und Schüler haben über die Fachhochschulreife eine akademische Ausbildung in Deutschland absolviert.

Fragen Sie uns, um mehr über diese zahlreichen Erfolgsgeschichten zu erfahren!