Ensino Médio – Humboldt

Ensino Médio

Rammstein no Colégio Humboldt

Nos meses de maio e junho foi realizado um interessante projeto de vídeo nas aulas de alemão nos 10s anos München e Berlin. A justificativa foi um show da Banda Rammstein que viria em setembro para São Paulo. A banda de língua alemã de maior sucesso em todos os tempos realizou sua apresentação no dia 7 de setembro no autódromo de Interlagos.

O objetivo do projeto era motivar a banda a vir até o Colégio Humboldt. Para alcançar este objetivo os alunos tinham como proposta fazer um vídeo para a música “Du hast” e fazer a divulgação em uma campanha nas mídias sociais.

No início estava a realização de um roteiro. Os alunos propuseram ideias interessantes que tinham muitas diferentes facetas. Os professores Ingo Umstätter ,Heiko Weinhappl  e Christine Appenzeller ajudaram os alunos a escolher alguns elementos. Foi escolhido o nome “#RammsteinHumboldt”. Uma outra tarefa foi a tradução do texto “Du hast” para o português.  O texto deveria incluir o convite para que a banda viesse visitar o Colégio Humboldt. Como material de apoio foram criados cartazes criativos e um banner.

Os alunos se divertiram com o projeto. Foram treinadas diferentes competências, como por exemplo a competência linguística, já que o desafio era de traduzir o texto mantendo, porém, o ritmo da música. Uma outra competência foi a da criatividade em montar um roteiro de um vídeo musical. Os alunos receberam o apoio do ator e pedagogo de teatro Bastian Thurnen, para a confecção de um vídeo de qualidade (foco da câmera, perspectiva, gestos, mimica)

Por conta do planejamento prévio da turnê não houve tempo hábil para uma visita ao Colégio Humboldt, mas Rammstein convidou os alunos para um “Meet and Greet” nos bastidores do palco antes de sua apresentação – um encontro inesquecível e um prêmio pelo excelente vídeo!

 

“O uso dos telefones celulares deve ser proibido no Colégio Humboldt?”

Jovens debatem 2016

 „Jovens debatem“ é um concurso escolar que já é realizado há muitos anos na Alemanha sob o patrocínio da Presidência da Alemanha.  No Brasil o concurso é realizado para falantes do alemão como língua estrangeira desde 2012, quando foi lançado pela área de DaF do Colégio Humboldt no teatro do nosso Colégio. Tratava-se inicialmente de um concurso regional.

Em 2014, fazendo parte das festividades do ano Brasil-Alemanha, foi realizado o concurso nacional, com a participação de 14 escolas do Brasil todo, que oferecem o ensino da língua alemã.

Neste ano, a rodada inicial no colégio ocorreu em início de setembro com as 10as e 11as séries. Os quatro alunos vencedores disputaram a final no colégio e o tema foi: Os telefones celulares devem ser proibidos no colégio Humboldt?

As duas alunas vencedoras Nathalia Drudi e Raquel Mourão se qualificaram para participar da final brasileira que ocorreu em setembro em Curitiba. Lá avançaram até a última rodada, chegando quase ao final.

Pela primeira vez neste ano foi realizado também um debate nas classes B (currículo alemão). Neste debate o tema proposto foi,  se deveria ser definido um limite para o recebimento de refugiados.

A aluna Anna Umstätter venceu perante o aluno Thomas Ralston.

Aqui os vencedores dos debates de 2016:

Curruculo brasileiro:                                         Curriculo alemão

  1. Nathalia Drudi (11 A) 1. Anna Umstätter (11B)
  2. Raquel Mourão (10 B) 2. Thomas Ralston (11B)
  3. Gabriel Eleutero (11A) 3. Yannick Schmitt (10 B)
  4. Bruna Lima (11A) 4. Oskar Teutsch (10 B)

 

Aluna Amanda Pelosi, 11 ano, ganha bolsa do PAD para viagem de 4 semanas na Alemanha

“A minha reação, quando falaram meu nome dentre os escolhidos, é indescritível. Fiquei pasma, sem saber direito o que tinha acabado de acontecer. Para ser bem sincera, a ficha ainda não caiu. Acho que só vou acreditar quando estiver embarcando.

Ao dar a notícia para as pessoas, pude sentir o suporte e orgulho. Foi muito bom! Provavelmente, foi um dos momentos mais felizes da minha vida.

Eu dedico essa minha viagem para todos os professores de alemão que eu já tive, amigos que ficaram realmente felizes por mim e, principalmente, ao meu avô e minha mãe. Estes são os verdadeiros responsáveis por eu ter chegado aqui.

Enquanto o dia não chega, fico aqui na contagem regressiva. Mal posso esperar!“

Amanda Pelosi, 2016

Av. Eng. Alberto Kuhlmann, 525
Interlagos - 04784-010 - São Paulo, SP
Como chegar
Sociedade Escolar
Mantedora do Colégio Humboldt e Humboldt Formação Profissional Dual
Barão do Rio Branco
Trãngerverein der Humboldtschule und der Humboldt Duale Berufsbildung